Área restrita

Recessão levou 9 milhões de brasileiros de volta à pobreza

Notícias
Tipografia

 

Com a crise econômica, pouco mais de 9 milhões de pessoas voltaram à pobreza entre 2015 e 2016. Destes, 5,4 milhões vivem atualmente em condição de "extrema pobreza".

O levantamento foi realizado pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), que apontou o aumento do desemprego e a deterioração da renda como causas.

O estudo, divulgado pelo jornal Valor Econômico, cruzou dados da Síntese de Indicadores Sociais e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na reportagem, especialistas ressaltam que, entre 2004 e 2014, cerca de 40 milhões de pessoas deixaram a linha da pobreza, e lembram que o atual recrudescimento da miséria ocorre justamente em momento de enfraquecimento da rede de proteção social e dos programas de transferência de renda, promovidos pelo governo Temer, que coloca a culpa na crise fiscal e nos governos anteriores. 

Contudo, apesar de o IBGE ter divulgado, na última sexta, 15, que em 2016 25,4% da população (52,2 milhões de pessoas) vivia abaixo da linha da pobreza e 6,5% (13,35 milhões de pessoas) na extrema pobreza, devido a mudanças metodológicas, o instituto não apresentou comparativo com os anos anteriores, trabalho então realizado pelos pesquisadores do IETS. 

De acordo com o IBGE, que, por sua vez, utiliza referencial do Banco Mundial, são considerados pobres aqueles que vivem com até R$ 387,07 mensais, e extremamente pobres aqueles que recebem até R$ 133,72 mensais. 

Fonte e foto da home: RdB

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS