Área restrita

Sindicato cobra e regional São Bernardo garante que casos de assédio moral não vão mais ocorrer

Notícias
Tipografia

 

Entidade recebeu várias denúncias e procurou o banco, que pediu 20 dias para resolver problema

Os diretores do Sindicato Rafael Lara e Itamar Batista reuniram-se com representantes da regional São Bernardo do Santander no último dia 6 para cobrar providências a casos de assédio moral que vinham sendo denunciados pelos bancários. Os relatos incluem humilhações, cobrança abusiva de resultados, envio de e-mails para pressionar, ligações e atividades fora do horário de expediente e até mesmo o uso de tom ameaçador na hora de questionar o trabalhador.

“Nós apresentamos os problemas e lembramos que há um código de conduta do banco e acordo coletivo com itens que impedem esse tipo de cobrança abusiva”, explica o diretor Rafael. Segundo os diretores, após a conversa o representante da regional pediu prazo de 20 dias para resolver o problema. “É importante que durante esse período os bancários fiquem atentos e denunciem se houver a ocorrência de novos casos”, destaca Itamar, acrescentando que, mesmo após o encerramento do prazo, o Sindicato estará à disposição para ouvir os trabalhadores. As denúncias, portanto, podem ser feitas a qualquer momento, de forma anônima, ou diretamente ao diretor sindical. O sigilo do denunciante sempre será mantido.

O nível de descontentamento dos bancários na regional é grande e há até aqueles que falam em deixar o emprego. Uma denúncia sobre essa situação chegou a ser feita também ao Ministério Público (MP), que instaurou inquérito civil. “Nós priorizamos o diálogo, mas também temos que manter nossa união e organização para resistir e reverter esse quadro. Esperamos que as providências ocorram no prazo previsto”, aponta Rafael.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS