Área restrita

Alesp discute bancos públicos nesta terça-feira

Notícias
Tipografia

 

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realiza nesta terça-feira, 7, às 19h, audiência para debater o papel dos bancos públicos no Brasil. A audiência integra um amplo movimento em defesa das empresas públicas. Uma campanha nacional em defesa dessas empresas foi lançada em junho de 2016, com coordenação do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, e reúne entidades sindicais e associativas representativas de centenas de categorias de trabalhadores no País.

A defesa dos bancos públicos tem resultado em debates, audiências e lançamentos de frentes pelo País, como se pode conferir na agenda (abaixo). A audiência em São Paulo também visa à criação de uma Frente Parlamentar Estadual, nos moldes da Frente Mista criada no Congresso Nacional no último 13 de junho, que reúne deputados federais, senadores, representantes dos movimentos sindical, social e associativo. A coordenadora do comitê e representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, participa do encontro na Alesp.

Além dessas atividades, os sindicatos vêm promovendo manifestações nas agências bancárias e nas ruas. “A ofensiva do governo contra as empresas públicas é intensa. Tanto é que um decreto foi publicado às vésperas do último feriado, criando regime especial para venda de empresas de economia mista”, denuncia Rita. Ela destaca, ainda, que os bancos públicos têm papel fundamental no desenvolvimento do Brasil, e é preciso intensificar a mobilização contra as privatizações.

Senado – O impacto das privatizações nas políticas de desenvolvimento nacional também é o tema de uma audiência pública que acontece no Senado na noite desta segunda, 6, a partir de iniciativa do senador Lindbergh Farias (PT). A audiência será realizada no CAE, às 19h.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS