Área restrita

Sindicato participa de marcha com o MTST

Notícias
Tipografia

 

Moradia digna, concessão de crédito e continuidade de programas sociais são apoiados pela entidade

O Sindicato participou, na manhã desta terça, 31, da caminhada do MTST – Ocupação Povo sem Medo de São Bernardo do Campo até o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado, para pressionar por uma negociação. A entidade apoia a luta pela moradia digna e entende que é preciso ampliar a concessão de crédito e os programas que promovem o desenvolvimento e a redução da desigualdade no País, entre os quais o Minha Casa, minha Vida.

O programa foi um dos mais atingidos. Até 2016, 3,3 milhões de unidades habitacionais foram entregues à população e mais de 4,5 milhões contratadas. Mais de 12 milhões de pessoas haviam sido beneficiadas. Na contramão desses investimentos, Temer vem promovendo cortes profundos na área social e, em 2017, por exemplo, apenas 9% dos valores previstos foram destinados ao programa. A redução nos investimentos afetou especialmente as contratações para a faixa 1, aquelas destinadas às famílias com renda familiar bruta mensal de até R$ 1.800.

Ocupação – A Ocupação Povo sem Medo de São Bernardo do Campo reúne mais de 7 mil famílias, num terreno de quase 70 mil metros quadrados localizado nas proximidades da Scania. A área estava abandonada há 40 anos e pertence à MZM01 Incorporação, conhecida construtora do Grande ABC. A Prefeitura não tem manifestado interesse em negociar com os proprietários e iniciar um processo de construção de moradias, como o que ocorreu em Santo André no Jardim Cristina em 2012, por intermédio do programa Minha Casa Minha Vida Entidades. Ontem, um show do cantor Caetano Veloso que seria realizado no local, em apoio à ocupação, foi impedido pela Justiça. O artista afirmou que foi a primeira vez que o impediram de se apresentar após a volta da democracia no Brasil.

marcha

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS