Área restrita

Sindicato promove audiência pública em defesa dos bancos públicos em Diadema

Notícias
Tipografia

 

Encontro aconteceu na Câmara Municipal por intermédio do vereador Orlando Vitoriano (PT) a pedido do Sindicato dos Bancários do ABC.

Aconteceu na noite desta sexta-feira, 27, na Câmara Municipal de Diadema, uma Audiência Pública em Defesa dos Bancos Públicos. O evento abordou as ameaças e os riscos da privatização das empresas públicas principalmente a Caixa e o Banco do Brasil.

Participaram da mesa além do Vereador Orlando Vitoriano (PT), que viabilizou a audiência, Belmiro Moreira, presidente do Sindicato, Natalino Fabrini, diretor do Sindicato e funcionário do BB, Inez Galardinovic, diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Genilson Ferreira, diretor e representante do Sindicato em Diadema e Leonardo Quadros, secretario de imprensa da Fetec-SP e diretor da APCEF-SP.

Belmiro iniciou a audiência destacando a importância dos bancos públicos com uma apresentação que mostrava um histórico dessas instituições, além de apresentar números da Caixa e do Banco do Brasil na cidade de Diadema. "Esses dois bancos são responsáveis por mais de 70% do crédito oferecido em Diadema, e só esse detalhe já mostra o quanto é importante manter esses bancos públicos", disse o presidente do Sindicato.

Após a fala inicial do presidente, foi apresentado um vídeo de evento em defesa dos bancos públicos ocorrido no mês passado no Rio de Janeiro com o ex-presidente Lula e, em seguida ocorreu as falas dos outros componentes da mesa.

"Trago aqui o meu repúdio contra o fechamendo das agências da Caixa em todo Brasil, principalmente do bairro Eldorado aqui de Diadema. É uma atitude errônea pois elas geram empregos diretos e indiretos nas regiões onde estão instaladas", disse Inez Galardinovic.

Natalino Fabrini falou sobre o quanto é fundamental a presença desses bancos para a economia. "A Caixa nos traz a moradia e o BB o nosso alimento, pois financiam a casa própria e a agricultura. Esses são apenas dois itens de todo serviços que prestam essas instituições para a sociedade", disse.

Leonardo Quadros destacou a política de encolhimento da Caixa e do BB no governo golpista de Temer. "A Caixa anunciou o fechamento de diversas agências, inclusive uma daqui de Diadema e isso só serve aos interesses dos bancos privados".

"Essa intenção de privatizar os bancos públicos já vem desde o governo FHC, que já tinha esta intenção, e agora foi retomada neste governo atual. Portanto a nossa luta deve continuar em todas as esferas e audiências como esta é fundamental para apresentar para a sociedade a importância da Caixa e do BB", disse Genilson Ferreira.

Clique AQUI para ver o vídeo da audiência

audiencia diadema

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS