Área restrita

Outubro Rosa para prevenir o câncer de mama

Notícias
Tipografia

 

Quanto mais cedo a doença é descoberta, maior a chance de cura

Outubro começa e com ele mais uma vez a campanha que traz a cor rosa em destaque, para lembrar da importância dos exames preventivos ao câncer de mama. Entre esses exames estão o ultrassom, a mamografia e, em alguns casos, até mesmo a ressonância magnética e a termometria.

Infelizmente, nem todos eles estão acessíveis rapidamente, o que dificulta a prevenção, diagnóstico e tratamento. Embora existam controvérsias entre os próprios especialistas sobre os exames mais precisos em cada caso (muitas vezes todos eles são necessários para se chegar a um diagnóstico e evitar uma biópsia invasiva), o consenso é de que é preciso prevenir, pois quanto mais cedo qualquer problema for detectado, mais fácil seu tratamento e cura.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres, no mundo e no Brasil, depois do de pele não-melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50. Ainda segundo o Inca existem vários tipos de câncer de mama, alguns de rápida evolução e outros não, sendo que a maioria tem bom prognóstico. A doença também acomete homens, mas sua ocorrência é rara, representando 1% do total.

Ações – Além dos monumentos e prédios públicos iluminados em rosa, outras iniciativas impulsionam a realização da prevenção do câncer neste mês de outubro a partir de programações especiais desenvolvidas por órgãos públicos e entidades. A Carreta Mulheres de Peito, que realiza mamografias gratuitamente, sem necessidade de pedido médico (mulheres entre 50 e 69 anos), também percorre municípios de São Paulo. Para saber mais entre em contato pelo telefone 0800 779 0000, de segunda a sexta-feira, das 8h às17h.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS