Área restrita

Comando Nacional dos Bancários assina aditivo sobre centros de realocação e requalificação profissional

Notícias
Tipografia

Comissões de empregados (COEs e CEEs) agora podem tratar com os respectivos bancos os detalhes dos centros a serem implementados em cada um deles

 

O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) assinaram, nesta segunda-feira (25), um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2016/2018 para regulamentar a criação de centros de realocação e requalificação profissional, conforme previsto na Cláusula 62 da CCT.

Esta era uma pendência que havia ficado da mesa de negociações do ano passado e o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban chegaram a uma redação final na última reunião entre as partes ocorrida no dia 24 de agosto.

Para o movimento sindical trata-se de um importante avanço, especialmente face ao desemprego. A criação dos centros permitirá a realocação de trabalhadores de agências fechadas e daqueles que ocupam funções que estão sendo extintas e não tenham as habilidades necessárias para as novas funções. Se os centros evitarem ou, pelo menos, possibilitarem a redução destas demissões, já será uma importante conquista para a categoria.

A assinatura do aditivo é uma mostra da importância e da validade do processo negocial entre os bancos e os representantes dos trabalhadores, e só só foi possível devido ao acordo de dois anos fechado em 2016. As comissões de empregados (COEs e CEEs) agora podem tratar com os respectivos bancos os detalhes dos centros a serem implementados em cada um deles. O documento foi assinado em São Paulo, no Hotel Macksoud Plaza.

Fonte: Contraf-CUT, com Redação

Foto: Contraf-CUT

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS