Área restrita

Caixa reduz financiamento para imóveis usados: saiba mais sobre os ataques aos bancos públicos na audiência que acontece dia 29

Notícias
Tipografia

 

Debate acontece a partir das 19h na Câmara Municipal de Santo André

A Caixa reduziu o financiamento para imóveis usados. A partir de agora, o percentual será de 50%; ou seja, o comprador terá que ter pelo menos metade do dinheiro disponível para a compra. Anteriormente, dependendo da linha de crédito, o financiamento chegava a até 70% do total. Essa mudança é mais uma consequência das mudanças que o governo federal vem promovendo na instituição, e que apontam para o desmonte e a privatização dos bancos públicos brasileiros.

“Os bancos públicos têm um papel social muito importante, que é o de promover o desenvolvimento. Eles atuam por intermédio de programas sociais, financiamentos e linhas de crédito específicas, e contribuem para o crescimento tanto do cidadão quanto do País. Não podem ser privatizados, porque o capital privado não tem essa responsabilidade, só está interessado no lucro”, aponta o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira. No entanto, o governo Temer vem aos poucos promovendo um verdadeiro desmonte nessas empresas, com redução de funcionários e agências e anunciando a venda de ativos, como no caso da Lotex, as loterias instantâneas da Caixa.

Justamente para debater essa grave ameaça, o Sindicato promove, no próximo dia 29, uma audiência pública na Câmara Municipal de Santo André (veja convite). A partir das 19h, representantes sindicais e de instâncias dos empregados de bancos públicos, assim como parlamentares, vão abordar os riscos e consequências da privatização. “Todos estão convidados para o evento, que vai abordar o papel e importância dos bancos públicos nos desenvolvimentos regional e nacional”, afirma o presidente do Sindicato.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS