Área restrita

Documentário sobre Programa mais Médicos no Brasil será lançado em Mauá

Notícias
Tipografia

 

O pré-lançamento do filme “ Agentes da Vida” será realizado na cidade de Mauá, dia 22/9, sexta-feira, na rua Santa Helena, 248, Centro, Mauá, às 19h, com a presença de profissionais da área da saúde, diversos personagens presentes no documentário e do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha.

Agentes da Vida é um documentário sobre o Programa Mais Médico no Brasil. Acompanhando os profissionais de saúde nas periferias dos Estados do Maranhão e São Paulo. 

Clique AQUI para ver o Teaser do filme.

No mesmo dia, após a exibição do filme, haverá uma exposição fotográfica das principais imagens registradas pela equipe documentarista. Haverá também após a apresentação um bate papo com alguns personagens do projeto.

Para o produtor Tarcísio Tadeu Garcia Pereira,  o que mais despertou interesse nesse filme foi relembrar a sua participação no Projeto Rondom, realizado na década de 70, "Vi cenas da minha memória ainda nos dias de hoje na superação da mortalidade materna e infantil em muitas comunidades".

Personagens 

- Alexandre Padilha, médico, ex-ministro da saúde, em sua gestão à frente do Ministério da Saúde, implementou o Programa Mais Médicos no Brasil, levando, aproximadamente, 18 mil médicos a todos os cantos do território nacional, inclusive em periferias de grandes cidades, em comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. 

- Dr.Nelson Pimenta, médico que atende na comunidade onde nasceu, tem uma história peculiar: era servente de pedreiro e atuava na pastoral do seu bairro. Foi agente comunitário de saúde e quando se preparava para ingressar na faculdade de enfermagem teve a oportunidade de estudar medicina em Cuba.

- Dona Agostina, 60 anos, rendeira, moradora no município de Raposa, estado do Maranhão, relata, emocionada, diversos casos de mulheres que morreram sem o devido atendimento de saúde "com o filho atravessado". Ainda, relembra casos em que eram obrigadas a colocar a parturiente em uma rede de balanço e transporta-la em um barco para a capital. Hoje, a queda da mortalidade materna e infantil vem sendo reduzida drasticamente. 

- Doutor Norge, médico cubano, há 4 anos no Brasil, é um dos médicos mais queridos da cidade de Mauá. Sua casa se tornou um local de referência e refúgio para os pacientes, que o procuram até mesmo fora do seu horário de expediente. Tornando-o, além de médico,  amigo dos moradores da comunidade onde vive e trabalha. 

- Maria Brasil, ACS (agente comunitária de saúde), analfabeta, vinda do Piauí, é envolvida com os problemas de sua comunidade e atua na área de saúde. Hoje, prestes a terminar o seu estudo universitário, destaca o acompanhamento das famílias do bairro e explica que desde o momento em que é identificado o "atraso da menstruação ao desenvolvimento gestacional acompanhando a vida da mame e do bebê".

6 1

2

3

4

5

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS