Área restrita

Santander desrespeita seus trabalhadores ao tentar retirar direitos e nada apresentar em negociação

Santander
Tipografia

Na manhã desta quarta, 20, a expectativa dos representantes sindicais era grande quanto a uma resposta por parte do Banco às reivindicações dos trabalhadores para fechamento do Acordo Aditivo. "Até por que já faz mais de dois meses desde a entrega da minuta e já chegamos na sexta rodada de negociação", aponta Ageu Ribeiro, diretor do Sindicato e integrante da COE - Comissão de Organização dos Empregados do Santander.

Um Acordo Possível

A COE avalia que as reivindicações não contêm nenhum absurdo contratual. As metas, por exemplo. O que se reivindica é que sejam factíveis e mais humanas e que não se mude a regra do jogo durante uma campanha, um desafio. Reivindica-se também  uma PPRS mais justa e não simplesmente corrigida pelo índice da Fenaban como quer o banco. Ampliação da Bolsas de Estudo sem restrições e sem meritocracia assim como  empréstimo de férias são cláusulas também facilmente negociáveis e com despesas residuais para a instituição.

Tentativa de extinção de benefício 

Além de nada apresentar e deixando todos frustrados, a direção do Santander foi cobrada durante a reunião  pela retirada do beneficio de dois salários para quem completa 25 de casa. "Orientamos aos trabalhadores elegíveis que procurem o Sindicato para podermos tomar providências caso o Banco se mantenha intransigente", orienta Eric Nilson, Secretario-Geral da Fetec e um dos idealizadores na construção do benefício.
Agente Comercial: projeto tem de ser combatido
A implantação do novo cargo já está em pleno andamento em várias agências e, embora estivesse de fora da pauta do Aditivo, foi questionado o projeto durante as negociações. O banco não deu sinal que irá parar, pelo contrário, já está  exigindo dos caixas o curso de CPA10. "Não vamos aceitar este absurdo que estão fazendo com o pessoal de seis horas", avisa Ageu. "Vamos envidar todos os esforços para tentar barrar esse projeto que significa o desaparecimento da função de caixa", denuncia.
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS