Área restrita

Itaú transfere responsabilidade de certificação da ANBIMA para funcionário

Itaú
Tipografia

Mais uma vez o Itaú está exigindo dos trabalhadores a assinatura de termo de responsabilidade. Há pouco tempo atrás, exigiu dos gerentes a assinatura de um termo onde eles se responsabilizavam por danos causados em seus próprios veículos nas visitas aos clientes, e até mesmo de acidentes, isentando o banco de qualquer prejuízo ou responsabilidades.

Conforme denúncia recebida pelo Sindicato, o Banco Itaú está exigindo agora que os trabalhadores assinem um termo de responsabilidade que os colocam em situação de risco. O bancário, conforme consta no termo, se compromete a não exercer mais as atividades habituais até obter o certificado CPA 10, organizado pela ANBIMA. “Agora o Banco jogará para as costas do empregado a responsabilidade pelo certificado”, ressalta Elaine Meirelles, diretora do Sindicato e funcionária do Itaú.

Além disso, a Resolução do Banco Central exige o certificado apenas para as atividades “de distribuição e mediação de títulos, valores mobiliários e derivativos”. No entanto, o banco diz no termo que o empregado não pode exercer atividades de “comercialização de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor”.

“É um absurdo o Itaú exigir que o trabalhador assine este termo que o impede sequer de abrir uma caderneta de poupança e vender capitalização, se o bancário não cumprir as metas é mandado embora, se cumprir será responsabilizado por não ter os certificados”, destaca Marcelo Alves, diretor do Sindicato e funcionário do Banco.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS