Área restrita

18 de outubro: Dia de Luta em defesa da Caixa e dos participantes da Funcef

Caixa
Tipografia

Serão divulgadas informações referentes à campanha “Defenda a Caixa você também”. Em relação ao fundo de pensão, uma das ações será a coleta de assinaturas do abaixo-assinado que cobra da direção do banco o pagamento do contencioso

A ameaça de abertura de capital da Caixa Econômica Federal, como tem alertado o movimento nacional dos empregados do banco e noticiado a imprensa, será um dos temas do Dia Nacional de Luta, na próxima quarta-feira (18). Em todo o país, entidades como Fenae, Apcefs, centrais sindicais, Contraf, federações e sindicatos de bancários vão mobilizar trabalhadores e sociedade em defesa da manutenção do banco 100% público.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, garante que a luta contra a privatização da Caixa será intensificada. O projeto do governo Temer para fatiar e entregar setores do banco para a iniciativa privada está mais claro e a cada dia. Por isso, o envolvimento de todos os brasileiros é urgente, só assim vamos evitar a entrega do nosso patrimônio. Foi com esse objetivo que lançamos, no início do mês, a campanha ‘Defenda a Caixa você também’”, afirma.

Tuitaço - No Dia de Luta, serão realizados três tuitaços com #DefendaACaixaVocêTambém. De 8h às 9h, das 17h às 18h e das 20h às 21h, o objetivo é mobilizar todo o país com postagens, no Twitter e no Facebook, com a hashtag da campanha. “Queremos colocar nossa luta entre os assuntos mais comentados nas redes sociais, mostrando a força que temos e angariando mais apoio para essa dura batalha em prol da Caixa 100% pública”, acrescenta Jair Ferreira.

Funcef - A Funcef é uma referência importante da luta dos empregados da Caixa pelo direito a uma aposentadoria decente. É justamente com o propósito de reafirmar esse cenário que o 18 de outubro também será Dia de Luta em defesa dos participantes da Fundação. A iniciativa do protesto também é da Fenae, Apcefs, Contraf/CUT, sindicatos de bancários e centrais sindicais como a CUT, CTB, Intersindical e Conlutas.

A ideia é realizar uma grande mobilização, de modo a reivindicar o imediato pagamento do contencioso judicial e protestar contra o PLP 268/16, cobrando ainda a incorporação do REB pelo Novo Plano, o fim do voto de Minerva, a preservação da paridade no equacionamento do REG/Replan Não Saldado e a manutenção do Fundo de Revisão de Benefícios (FRB) e do Fundo de Acumulação de Benefícios (FAB).

Uma das ações será intensificar a coleta de mais assinaturas do abaixo-assinado que exige do banco a solução para o contencioso, o maior fator de deficit nos planos da Fundação. Mais de 10 mil já aderiram à versão eletrônica. “Na busca por uma solução, é fundamental que os empregados da Caixa, os da ativa e os aposentados, participem de todas as ações desenvolvidas pelas entidades representativas em defesa da Fundação e dos direitos dos participantes dos planos de benefícios”, diz Jair Ferreira, presidente da Fenae.

Em relação ao PLP 268/16, que tramita na Câmara dos Deputados, a luta é contra a proposta de alteração na Lei Complementar 108 para redução da presença dos trabalhadores na gestão dos fundos de pensão. No Dia de Luta, como parte da necessidade de reforçar a democratização da previdência complementar no país, a mobilização visa ainda protestar contra a tentativa de eliminar a eleição de diretores e conselheiros das entidades patrocinadas por empresas e órgãos públicos. A luta também é para contrapor-se a eventual redução a um terço da representação dos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal dos fundos de pensão.  

“O Dia Nacional de Luta será um importante ato em defesa da Funcef e do patrimônio dos participantes. A reversão do deficit e a retomada do equilíbrio dos planos tem relação direta com a busca de solução para problemas estruturais como o contencioso”, esclarece Fabiana Matheus, diretora de Saúde e Previdência da Fenae. Segundo ela, também é preciso barrar retrocessos no que diz respeito à democratização da gestão do fundo de pensão. 

Fonte: Fenae.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS