Área restrita

Vote no Caref contra o desmonte do Banco do Brasil

Banco do Brasil
Tipografia
Candidato eleito deve estar comprometido com a lute contra a privatização do banco público e defesa do funcionalismo. Votação vai de 23 a 27 de janeiro, exclusiva aos trabalhadores da ativa
Pela terceiriza vez em quatro anos os trabalhadores da ativa elegerão o Conselheiro de Administração Representante dos Funcionários (Caref) do Banco do Brasil. A votação ocorre em todo o País de 23 a 27 de janeiro. O representantes dos trabalhadores têm mandato de dois anos e, entre suas funções, está a fiscalização da execução da política geral de negócios e serviços da instituição financeira. É no Conselho de Administração que se tomam decisões sobre a atuação do banco e que impactam diretamente no dia a dia dos bancários, o que torna fundamental a escolha de um representante comprometido com os trabalhadores. Cento e vinte funcionários se inscreveram para a disputa, e as candidaturas estão sendo analisadas pela Comissão Eleitoral. Assim que começar a campanha, em 6 de janeiro, será imprescindível analisar os currículos e o histórico dos candidatos para tomar a decisão.
O novo regulamento das eleições estabelece que só podem se candidatar pessoas que ocuparam cargo de gerência, excluindo, assim, caixas, escriturários, entre outros. A mudança ocorreu devido ao Estatuto das Estatais, que está sendo questionado por ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) pelo movimento sindical e associativo no Supremo Tribunal Federal. Como votar – A votação ocorrerá em sistema eletrônico a ser disponibilizado pelo BB. O primeiro turno vai de 23 a 27 de janeiro. Caso haja necessidade de segundo turno, ocorrerá de 20 a 24 de fevereiro. A eleição de um representante nos conselhos de administração das empresas estatais – como Banco do Brasil, Caixa, Petrobras e outras – é uma conquista da CUT e outras centrais sindicais. A reivindicação foi contemplada por meio da Lei 12.353, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2010 e sancionada nesse mesmo mês pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS