Área restrita

Sindicato leva cruzes a manifestação para lembrar mortes pela covid-19 e reivindicar o direito à vida e ao emprego

Coronavírus
Tipografia

Ato integra dia nacional de luta promovido pelas centrais sindicais nesta sexta, 7. Participe com as hashtags  #7deagostolutapelavidaeemprego e #LutoPelas100MilVidas

Belmiro MoreiraSindicatos da CUT e de outras 10 centrais sindicais brasileiras realizam hoje, 7, o Dia Nacional de Luta em defesa da Vida e do Emprego. Logo pela manhã o nosso Sindicato promoveu manifestação na rua Senador Fláquer, no centro de Santo André.

Além do diálogo com a sociedade sobre a pandemia, a ausência de políticas efetivas dos governos, especialmente o federal, os diretores abordaram a campanha nacional dos bancários em curso. E destacaram que os bancos, apesar de receberem dinheiro do Banco Central para enfrentar o período, seguem demitindo e tentando cortar direitos de seus trabalhadores.

A manifestação levou faixas e cruzes para lembrar que o País chega à beira dos 100 mil mortos por covid-19, que está há meses sem um ministro da Saúde e que tem no poder um presidente da República que confunde a população com informações mentirosas, num total descaso com a vida dos que deveria proteger. Também foi realizada intervenção teatral destacando esse cenário.

“Vivemos uma grande tragédia, com crises na saúde, na política, na economia. Há milhares de mortos e desempregados e governos que não querem priorizar a vida”, afirma o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira, acrescentando que esse é um momento de união entre todos os trabalhadores. Já especificamente sobre os bancos ele lembra que tentam tirar proveito das crises dizendo que perderam, mas todos sabem que têm lucro de sobra e ainda receberam dinheiro para enfrentar a pandemia.

Ainda na região o dia é marcado por protestos de metalúrgicos em São Bernardo, Diadema e Santo André. O ato nacional com os presidentes das centrais acontece na Praça da Sé, em São Paulo. Para participar virtualmente utilize as hashtags  #7deagostolutapelavidaeemprego e #LutoPelas100MilVidas. E para conferir todos os locais de manifestações acesse
https://www.cut.org.br/noticias/7-de-agosto-e-dia-nacional-de-luta-em-defesa-da-vida-e-dos-empregos-91ed

Veja mais fotos do ato no ABC, clicando aqui e aqui