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O Santander divulgou um lucro líquido gerencial de R$ 5,8 bilhões em 2014, o que representou um crescimento de 1,8% em relação ao ano de 2013. O lucro no 4º trimestre do ano passado foi de R$ 1,5 bilhão, com alta de 3,9% em relação ao 3º trimestre do mesmo ano. O resultado obtido no Brasil representou 19% do lucro global, que foi de 5,8 milhões de euros, o que significou um aumento de 39,3% sobre 2013. Só no Reino Unido o banco obteve participação semelhante. Nos demais país foi menor, mostrando mais uma vez a importância do nosso país para os ganhos do banco espanhol.

Conforme a análise do balanço feita pelo Dieese, a holding do Santander encerrou o ano com 49.309 empregados, o que significa uma redução de 312 postos de trabalho em 2014. 

Além de cortar vagas, o Santander fechou 61 agências e 93 PAB's nos últimos 12 meses. Entretanto, o banco abriu 823 correspondentes bancários, precarizando o atendimento e a segurança dos clientes. 

Contudo, apesar da redução de agências e PAB's, a carteira de clientes cresceu significativamente (aproximadamente 1,6 milhão a mais em um ano). 

Clique aqui para ver a análise do Dieese.

Antecipação da PLR e do PPRS

Logo após a divulgação do balanço, a Contraf-CUT enviou um ofício à diretoria do banco, reivindicando a antecipação do pagamento da PLR e do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS), dentro da maior brevidade possível. 

Em contato telefônico com a Contraf-CUT, o banco informou que está analisando a possibilidade de antecipar o pagamento da PLR, do PPRS e dos programas de renda variável do segundo semestre de 2014.

Mais crédito

Segundo o Dieese, o retorno sobre o Patrimônio Líquido médio anualizado (ROE) ficou em 11,5%, com crescimento de 0,5 ponto percentual (p.p.) em doze meses. 

A carteira de crédito ampliada do banco cresceu 7,9% em 12 meses, atingindo um montante de R$ 245,5 bilhões. As operações com pessoas físicas cresceram 4,0% em relação a dezembro de 2013, chegando a R$ 78,3 bilhões. 

Já as operações com pessoas jurídicas alcançaram R$ 121,3 bilhões, com queda de 5,8% no segmento de pequenas e médias empresas e alta de 22,4% no segmento de grandes empresas em comparação a 2013. 

A carteira de "financiamento ao consumo" apresentou queda de 2,9% em 12 meses. 

Menor inadimplência

O índice de inadimplência superior a 90 dias apresentou queda de 0,4 p.p. em relação ao 3º trimestre de 2014, bem como em 12 meses, ficando em 3,3%. Com isso, foram reduzidas as despesas com provisões para créditos de liquidação duvidosa (PDD) em 16,4%, totalizando R$ 9,1 bilhões. 

Maiores ganhos com aumento da Selic

O crescimento das receitas com Títulos e Valores Mobiliários e com Aplicações Compulsórias foi diretamente influenciado pelos sucessivos aumentos na taxa Selic. As primeiras cresceram 28,8%, totalizando R$ 17,9 bilhões. Já o resultado com aplicações compulsórias teve alta de 38,1%, totalizando R$ 3,2 bilhões.

Tarifas pagam 1,5 folha de pagamento

A receita com prestação de serviços mais a renda das tarifas bancárias cresceu 3,6% em 12 meses, totalizando R$ 11,1 bilhões. As despesas de pessoal subiram 2,0%, atingindo R$ 7,4 bilhões. 

Assim, em dezembro de 2014, a cobertura dessas despesas pelas receitas secundárias do banco foi de 149,7%.


Fonte: Contraf-CUT com Dieese

Previsto em acordo específico, direito vale para a primeira graduação e tem de ser requerido até esta sexta, 16 de janeiro As inscrições para a concessão de 2 mil bolsas no Santander terminam nesta sexta-feira, 16 de janeiro. O direito foi conquistado pelos bancários e está previsto no acordo específico aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Para fazer inscrição o funcionário tem de ter no mínimo quatro meses de casa e estar cursando ou pretender cursar a primeira graduação. A área de recursos humanos do banco tem até 6 de fevereiro para responder se o auxílio foi aprovado. A bolsa cobre até 50% do valor da mensalidade, limitado a R$ 480,50 por mês. O direito garante pagamento de 12 parcelas, podendo, a critério do aluno, optar por 11 mensalidades mais a matrícula ou então 12 mensalidades. Os cursos abrangidos são Administração de Empresas, Marketing, Ciências Contábeis, Tecnologia da Informação, Economia, Direito, Comércio Exterior e Matemática. Além dos cursos específicos de Gestão de Sistema da Informação, Gestão de Tecnologia da Informação e Propaganda e Marketing, sendo estes últimos três citados, caracteristicamente, com formação em nível de Tecnólogo. Como fazer inscrição - As inscrições podem ser feitas pela Intranet, acessando os seguintes ícones: > As Pessoas > Portal RH > Benefícios > Reembolso > Solicitar Reembolso > Bolsa Graduação > Solicitar Bolsa. Se o número de pedidos for maior do que o de bolsas disponíveis, serão aplicados critérios de desempate: empregado já contemplado com a bolsa no ano anterior, menor salário, tempo de banco e/ou nas empresas listadas na cláusula de abrangência do aditivo e números de filhos. Pós-graduação - O novo aditivo garante pela primeira vez a concessão de 500 bolsas de estudo para cursos de pós-graduação, cuja concessão se dará a partir de junho de 2015, excepcionalmente, para o ano letivo de 2015, em razão de adequações sistêmicas ao processo. Para o ano letivo de 2016 a concessão dessas bolsas se dará a partir de fevereiro de 2016. Fonte: Seeb SP

Na dia três passado, foi encerrado o prazo de inscrições de candidatos para as eleições no Conselho Deliberativo e Comitê Gestor do Plano II do Banesprev. A Afubesp, junto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Fetec-SP e Contraf-CUT, apresenta seus candidatos para o pleito, que ocorrerá de 1º a 15 de março de 2015, pela internet e pelo Correio. Confira os nomes e curriculos abaixo:

Conselho Deliberativo (vote nos dois nomes)

Camilo Fernandes - Participante do Plano II, graduado em Administração, com pós-graduação em Mercado Financeiro pela Andima. É atual integrante do Comitê Gestor do Plano II, é presidente da Afubesp e diretor do Sindicato de São Paulo. Foi membro eleito do Comitê de Investimentos por duas gestões e diretor administrativo do Banesprev, e diretor de empresa GEAP Fundação de Seguridade Social. Possui a certificação por experiência de profissionais do ICSS (Intituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social) para atuar em entidades de Previdência Complementar na área administrativa.

Walter Oliveira - Participante do Plano II, é bacharel em Ciências Econômicas. Atual eleito do Comitê Gestor do Plano II, onde exerce a função de coordenador desde 2012, é conselheiro eleito da Anapar Regional II (São Paulo) 2013/2016 e secretário-geral da Afubesp. Foi eleito do Conselho Fiscal do Banesprev (2004/2005), diretor administrativo eleito 2005/2007 e diretor financeiro eleito 2007/2009. Possui a Certificação por Experiência de Profissionais do ICSS (Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social) para atuar em Entidades de Previdência Complementar na área de investimentos.

Comitê Gestor do Plano II (vote nos três nomes)

Eric Nilson - Graduado em Economia com pós-graduação em Finanças, é atual presidente do Sindicato dos Bancários de ABC e conselheiro fiscal da Afubesp. Foi integrante eleito do Comitê de Investimentos do Banesprev na gestão 2007/2009 e vice-presidente do Banco do Povo Crédito Solidário de Santo André 2007/2013.
Sérgio Godinho - Aposentado, graduado em Economia/Filosofia pela USP é diretor da Afubesp. Foi eleito no Conselho Fiscal (2001/2006) e no Conselho Deliberativo (2007/2009) do Banesprev. Também atuou como conselheiro eleito do Corep (1987/1989), diretor executivo da Anapar e diretor do Esporte Clube Banespa em duas gestões (1995/1998 – 2009/2014).

Vera Marchioni - É membro eleito do Comitê Gestor do Plano II. Foi eleita do Conselho Fiscal da Cabesp por duas gestões, secretária de imprensa do Corep/Direp, bem como cipeira eleita por vários mandatos. É diretora do Sindicato de São Paulo, onde participa de grupo de discussão do Plano II, e da Afubesp e integra a comissão dos empregados do Santander.

  candidatosbanesprev_2015

Nos últimos dias, a Afubesp tem recebido inúmeras ligações de participantes e assistidos do Plano II , que estão com dúvidas a respeito de um artigo publicado no jornal AFABESP Notícias (edição 211, nas páginas 3 a 5), assinado pelo conselheiro deliberativo eleito do Banesprev, Júlio Higashino, em que ele afirma que Plano II do “não está deficitário”.

A Afubesp, junto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, protocolou uma carta nesta quinta-feira, dia 18 de dezembro, dirigida à Diretoria Executiva do fundo de pensão, solicitando esclarecimentos sobre a afirmação do conselheiro eleito e pedindo seu posicionamento, em especial dos eleitos, visto que a afirmação “tem gerado enorme confusão nos participantes do Plano II e, o que é pior, desconfiança em relação à gestão da entidade”. (confira fac-símile ao final)

Para a Afubesp, o argumento utilizado pelo conselheiro para provar que o Plano II não é deficitário constitui em uma afronta à legislação que rege o sistema de previdência complementar brasileiro. Além disso, é um absurdo, um desserviço. Precisamos buscar saídas e consensos e não criar desconfianças e inseguranças, criando falsas expectativas entre os participantes e assistidos.

A associação lembra os colegas que em março serão realizadas eleições no Banesprev e quem disse as barbaridades é um dos atuais eleitos, que, inclusive, sequer pertence ao Plano II e não seria afetado em hipótese alguma caso algum problema ocorresse.

 Não houve avanços e novas datas indicativas foram agendadas para continuar o debate entre os representantes do banco e os dirigentes sindicais

Após anos de negociações paralisadas, o movimento sindical e o Santander retomaram o Grupo de Trabalho (GT) para discutir o processo eleitoral do SantanderPrevi que está suspenso por decisão judicial.

Os trabalhadores reivindicam um processo eleitoral democrático e transparente e que contemple de verdade os princípios de governança, o que não ocorre no caso do SantanderPrevi. Essa foi a primeira reunião após a assinatura do acordo aditivo. Os dirigentes sindicais deixaram claro ao banco que nesse GT o que será discutido é exclusivamente o processo eleitoral, como está previsto na 37ª cláusula do termo aditivo.

De acordo com a cláusula, “As partes estabelecem um Grupo de Trabalho transitório que discutirá, de forma conjunta, a possibilidade de alteração do processo eleitoral existente e o encerramento das ações movidas em face do SantanderPrevi com esta finalidade”.

Na abertura dos trabalhos, os sindicalistas cobraram seriedade por parte dos negociadores do banco e ressaltaram que já se passou muito tempo desde a constatação do problema.  Os bancários estão representados no GT pelos dirigentes Camilo Fernandes e Maria Rosani, de São Paulo, Paulo Garcez, do Rio de Janeiro, Orlando Puccetti, do ABC, e Patricia Delgado, de Campinas.

As próximas reuniões do GT estão previstas para os dias 27 de janeiro, 3 e 10 de fevereiro de 2015.

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