Área restrita

Sindicato promove manifestações em defesa de um Saúde Caixa de qualidade e acessível para todos

Caixa
Tipografia

Atividades aconteceram em Santo André e São Bernardo, com retardamento na abertura de agências

Manifestsaudecaixa1710Nesta terça, 17, é dia nacional de luta em defesa do Saúde Caixa. Para marcar a defesa de um plano de saúde com qualidade e acessível para todos os empregados do banco público, o Sindicato esteve em agências da região, onde houve retardamento na abertura e muita mobilização dos trabalhadores.

O retardamento das agências em 6,5 minutos (para lembrar que é preciso derrubar o limite de 6,5% no teto de gastos do Saúde Caixa na folha de pagamento) e o uso de roupas brancas marcaram o protesto. O Sindicato visitou as agências Magnólia, em São Bernardo, e Luiz Pinto Fláquer, em Santo André.

Nas duas unidades foram realizadas reuniões com os bancários, com distribuição de boletins, e ocorreu retardamento da abertura. Além das ações nos locais de trabalho, foi promovido tuitaço com a hashtag #QueremosSaúdeCaixa.

O Dia Nacional de Luta foi aprovado pelos trabalhadores contra a postura da direção da Caixa nas negociações pela renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) sobre o plano de saúde. O banco se mantém intransigente no posicionamento de limitar suas contribuições para o custeio do plano no percentual fixado pelo estatuto da empresa, de 6,5% da folha de pagamentos, o que acarretaria aumento médio de 85% nas contribuições feitas pelos empregados.

Além disso, a área de pessoas da Caixa ainda não repassou aos representantes dos empregados, no grupo de trabalho criado para debater o tema, os dados necessários para a elaboração do estudo atuarial que será utilizado pela consultoria contratada pelas entidades. Se o quadro proposto pelo banco for mantido, resultará na expulsão de milhares de trabalhadoras e trabalhadores do plano de saúde, principalmente os aposentados.

“O Saúde Caixa deve ser acessível para todos, empregados da ativa e aposentados, com a manutenção das premissas que manteve até então, que são a solidariedade e o pacto intergeracional”, destaca a diretora do Sindicato Inez Galardinovic.

Uma nova manifestação para defesa de um Saúde Caixa de qualidade e acessível para todos já está programada para 30 de outubro.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS