Área restrita

Sindicato celebra 162 anos da Caixa e participa da posse de Rita Serrano na presidência do banco

Caixa
Tipografia

Atividades acontecem nesta quinta, 12 de janeiro, em Brasília

Representantes do Sindicato participam, nesta quinta, 12 de janeiro, das atividades de aniversário da Caixa e solenidade de posse da nova presidenta da instituição, Rita Serrano. O banco público chega aos 162 anos tendo no comando uma mulher, a quarta no posto e, importante destacar, com trajetória originada e reconhecida no nosso Sindicato, que presidiu entre 2006 e 2012.

“É uma honra participar desse momento e desejar uma excelente gestão para Rita. Quero parabenizar a Caixa, seus empregados e empregadas e lembrar que teremos muitos desafios pela frente, mas juntos vamos defender as empresas públicas e reconstruir o Brasil”, afirma o presidente do Sindicato, Gheorge Vitti.

“Ter a Rita como presidenta da Caixa, um banco público que ela sempre defendeu, assim como os direitos de seus empregados, é uma grande alegria, que nos enche de esperança”, acrescenta Genilson Araújo, secretário-geral do Sindicato dos Bancários do ABC, que participa das atividades de hoje em Brasília.

A Caixa foi fundada pelo Imperador Pedro II em 1861, e já trazia na origem a proposta de conceder empréstimos e incentivar a poupança popular. Seu crescimento, ao longo dos anos, fez dela uma instituição imprescindível para o desenvolvimento do Brasil, administrando os recursos dos trabalhadores e programas que colaboram com o combate à pobreza e à desigualdade social.

Nos últimos anos, porém, enfrentou graves problemas relacionados a denúncias de assédio moral e sexual por parte do ex-presidente, Pedro Guimarães e outros executivos. O Sindicato, com o movimento sindical, imediatamente reivindicou investigação e punições, assim como Rita Serrano, que então era representante dos empregados no CA. Ela também esteve à frente de muitos embates, como na votação do Estatuto das Estatais e várias outros para manter o banco público, sem privatizar.

“A atuação de Rita na defesa da Caixa e seus empregados tem sido fundamental há várias décadas. Ela tem, portanto, nossa confiança e apoio, pois muitos serão os desafios”, afirma Hugo Saraiva, diretor de Relações Sindicais do Sindicato, que também participa das atividades de hoje em Brasília.

E o fato de o banco ter novamente uma presidenta mulher é destacado pela diretora Inez Galardinovic. “A posse de Rita representa um marco para defesa dos empregados e empregadas da Caixa e para a empresa pública, além de valorizar as mulheres em postos de comando”, afirma.

Atividades - A solenidade de posse foi dividida em duas etapas: pela manhã com uma cerimônia exclusiva aos empregados do banco e, às 18h, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Esta última acontecerá no teatro da Caixa Cultural e, em função do espaço, restrita a convidados. Mas será possível acompanhar a transmissão ao vivo pelas redes sociais do canal da Caixa no YouTube e pela página oficial de Rita Serrano no Facebook.

Além disso, há manifestações nas redes e unidades do banco pelo País, em clima de celebração e luta. Um tuitaço pela manhã lembrou que “depois do massacre promovido nos últimos seis anos e meio, a nova gestão da @Caixa precisará identificar os erros. Empregadas, empregados e entidades de representação estão a postos para contribuir com as soluções”; a necessidade mais contratações e de mudanças no modelo de comissionamento e valorização da carreira, entre outros itens, sempre com a hashtag #SomosTodosCaixa #SomosTodosPessoaldaCaixa

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS