Bradesco tem lucro de 19 bilhões, mas fecha 8 mil postos de trabalho

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Crescimento foi de 54,9% em comparação com o mesmo período do ano passado

Bradescolucro19biO Bradesco teve um lucro de R$ 19.602 bilhões nos nove primeiros meses de 2021 com uma alta de 54,9% em comparação ao mesmo período do ano passado. No terceiro trimestre, o lucro foi de R$ 6,767 bilhões, aumento de 7,1% em relação ao trimestre anterior.

“Mesmo com esse crescimento nos números do Bradesco, o banco fechou 8.198 postos de trabalho de outubro do ano passado até setembro desse ano. Ele foi o único banco que apresentou fechamento de postos de trabalho neste período”, explica Gheorge Vitti, presidente do Sindicato e funcionário do banco.

Com esses números o Bradesco confirma um movimento verificado nos últimos anos no Bradesco. No terceiro trimestre de 2016, o banco tinha 92,9 milhões de clientes, número que aumentou para 100,2 milhões no terceiro trimestre de 2021. Um crescimento de 7,9%. A quantidade de trabalhadores, por sua vez, foi reduzida em 20,2% no mesmo período, passando de 109,9 mil para 87 mil. Os dados são do Banco Central e das Demonstrações Financeiras do Bradesco.

“O movimento sindical vem alertando sobre essa situação no banco há vários anos com inúmeras denúncias e campanhas, pois com esses números se prova a sobrecarga de trabalho que os bancários vêm sofrendo com o aumento de clientes e a diminuição de funcionários”, denuncia Gheorge. “É acúmulo de funções e, ainda por cima, aumento das metas causando adoecimento dos trabalhadores”, complementa.

O fechamento de postos de trabalho é acompanhado pelo número de agências fechadas. Em doze meses foram fechadas 765 agências e 120 postos de atendimento (PA) e abertas 393 unidades de negócios, totalizando 3.030 agências, 3.838 PA e 967 unidades de negócio.

“O fechamento de agências e postos de trabalho mostra a falta de respeito do banco com os trabalhadores e, também, com seus clientes e usuários que são os que fazem o lucro crescer cada vez mais. Os trabalhadores do banco sofrem dentro das agências e os clientes e usuários pagam altas tarifas e juros abusivos e não tem o atendimento adequado por culpa dessa atitude do banco”, finaliza Gheorge.  

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