Área restrita

Bradesco anuncia PDV voltado para os mais velhos e com mais tempo de casa

Bradesco
Ferramentas
Tipografia

Justificativa é que digitalização de operações reduz exigência de pessoas; banco vai precarizar empregos, denuncia Sindicato

O Bradesco anunciou ontem um programa de desligamentos voluntários (PDV) que, segundo o banco, tem o objetivo de adaptar a estrutura da empresa ao processo de digitalização das operações, ´que diminui a exigência de recursos humanos´. O alvo dos desligamentos são os funcionários mais velhos e com mais tempo de casa e também os já aposentados ou em condições de se aposentar.

"É um programa bem amplo, um enxugamento grande na estrutura do banco. Com seus altos lucros, o Bradesco deveria estar preocupado em gerar empregos de qualidade no País", avalia o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira. Só na primeira metade desse ano o lucro líquido do Bradesco foi de R$ 12,700 bilhões, uma elevação de 23,7% em relação ao mesmo período doano passado. O presidente do Sindicato questiona qual é o tipo de emprego, afinal, que as instituições financeiras pretendem criar durante essa adaptação tecnológica, afastando os mais velhos e contratando de forma precarizada. E acrescenta que, mesmo se tratando de programa voluntário, o bancário que optar pelo PDV também poderá contar com a assessoria jurídica do Sindicato, caso necessário.

O banco não divulgou o número de funcionários almejado com esse PDV nem a economia de gastos que pretende. Há dois anos, quando da incorporação das operações do HSBC no País, programa similar resultou na saída de aproximadamente 7,5 mil trabalhadores. Este segundo PDV do Bradesco deverá ser encerrado em 16 de outubro. 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS