Área restrita

PLR do Banco do Brasil 2021 será paga em 31 de agosto

Banco do Brasil
Tipografia

Antecipação ocorre após pedido da Contraf-CUT e seus sindicatos

bb plrApós reivindicação da Contraf-CUT e seus sindicatos o Conselho de Administração do BB aprovou o pagamento da PLR Banco do Brasil 2021 aos funcionários na próxima terça, 31 de agosto, mesma data em que serão distribuídos os dividendos aos acionistas.
O diretor do Sindicato, Otoni Lima, destaca que os bancários merecem receber o pagamento o mais rápido possível, já que são responsáveis pelo lucro do banco e enfrentam metas cada vez maiores, mesmo na pandemia, com sobrecarga de trabalho e ameaças de perda de função ou descomissionamento.
Pelo acordo coletivo de trabalho do BB sobre PLR o pagamento se daria 10 dias úteis após a distribuição de dividendos. Mas todo semestre os sindicatos, por meio da Contraf-CUT, reivindicam a antecipação.
Já João Fukunaga, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), lembra que “acionista não faz parte da geração do lucro, mas é a parte que explora, através do capital, os trabalhadores para aumentar cada vez mais o lucro para seus dividendos, que inclusive são livres de tributação, ao contrário da PLR.”
O pagamento da PLR Banco do Brasil 2021, conquistada após a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho na Campanha Nacional de 2020, só ocorre após a distribuição de dividendos, ou juros sobre capital próprio, aos acionistas – incluindo o governo, que detém 50% das ações do BB; investidores estrangeiros com 21,5%; investidores nacionais com 28,1%; e ações em tesouraria, com 0,4%.
Em linhas gerais, não é possível simular previamente a PLR do Banco do Brasil 2021 porque este cálculo depende de etapas: separar o montante para os acionistas; fazer a distribuição para os acionistas, calcular o salário paradigma e a quantidade de salários e o módulo bônus para enfim, fazer o pagamento da PLR.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS