Área restrita

Sindicato faz atividades em defesa do Banco do Brasil

Banco do Brasil
Tipografia

Diretores denunciam intenção do governo em promover desmonte do banco público centenário, que hoje gera lucro, emprego e mantém importantes programas para a sociedade


Diretores do Sindicato realizam nesta quinta, 21 de janeiro, atividades do dia nacional de luta em defesa do Banco do Brasil pelo Grande ABC. Elas incluem a adesivagem de agências, conversas com funcionários, clientes e sociedade em geral e distribuição de carta aberta à população, esclarecendo sobre a situação do banco, que está na mira do governo federal e pode sofrer um verdadeiro desmonte.
Já no início deste ano a direção do Banco do Brasil anunciou uma reestruturação que prejudica funcionários e clientes. Ela prevê o fechamento de centenas de locais de trabalho, entre agências, postos de atendimento e escritórios, muitos deles em locais do interior, onde só os bancos públicos chegam – mais de 17% dos municípios brasileiros contam unicamente com bancos públicos.
Além disso, essa reestruturação quer a dispensa de 5 mil funcionários em plena pandemia de covid-19, agravando ainda mais o atendimento à população. O Banco do Brasil é um banco centenário, criado em 1808, e conta com 4.368 agências em todo o Brasil. Sozinho, responde por 55% do crédito rural no País, percentual que chega a 93% no Norte e quase 80% no Nordeste e Centro-Oeste.
Defender sua continuidade como banco público e presente na vida dos brasileiros é papel de todos e, para tanto, o Sindicato também solicita a ajuda da sociedade, pedindo apoio dos clientes para que denunciem a necessidade de as agências se manterem abertas e com número suficiente de trabalhadores para prestar bom atendimento.
“O ministro (da Economia) Paulo Guedes já deixou claro muitas vezes que quer vender logo o BB, um patrimônio do povo brasileiro que gera lucro, emprego e mantém importantes programas para a sociedade. Não podemos admitir que isso aconteça, e precisamos de todos nesta luta”, afirma o diretor sindical Otoni Lima, que também é funcionário do BB.
A manifestação nacional também se espalha pelas redes sociais, com a hashtag ##MeuBBValeMais. Participe!

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS