Área restrita

Mercantil limita valor de saque e prejudica aposentados e clientes

Notícias
Tipografia

Banco reduziu valor diário para mil reais a aposentados e demais clientes, causando transtornos

E509CEE3 57BA 49C4 90D4 2D0AC8BDDF71A redução do limite de saque diário em mil reais no banco Mercantil está causando transtornos para aposentados e clientes em geral. Com a medida, eles são obrigados a ir mais vezes às agências, o que faz com que os funcionários tenham que realizar, pelo menos, duas vezes mais atendimentos, além de ouvir muitas reclamações.

“Entendemos que a situação prejudica os aposentados e clientes, mas o bancário não tem culpa, e as reclamações devem ser encaminhadas diretamente ao Banco Mercantil e ao Banco Central”, explica o diretor sindical Yasuki Niiuchi. De qualquer forma, afirma, o movimento sindical está atento e vai comunicar o Mercantil sobre o problema, reivindicando providências imediatas.

Uma reunião para tratar do tema deve ocorrer com o banco em alguns dias. Segundo o coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banco Mercantil, Marco Aurélio Alves, não se sabe ainda o que levou o banco a tomar tal medida, se é por questão de segurança, para evitar roubos de todo o valor recebido pelo aposentado no mês, ou se é algo comercial, para forçar a ida deles às agências, aumentando a possibilidade de venda de produtos para esse público.

“Mas a decisão pelo saque parcelado deveria ser de cada um, não uma coisa forçada pelo banco”, avaliou, lembrando que não existe resolução do Banco Central que proíba o limite de saque diário como o imposto pelo Banco Mercantil, o que permite que cada instituição financeira estabeleça suas regras.

Fonte: Contraf-CUT, com edição

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS