Área restrita

Senado discute adoecimento da categoria bancária

Notícias
Tipografia

Sindicato participa da audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação nesta quinta, 26

Audienciapublica2610O presidente do Sindicato, Gheorge Vitti; o secretário de Saúde, Itamar Batista, e o diretor sindical Natalino Fabbrini participam, nesta quinta, 26, da audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, em Brasília, para discutir as condições de trabalho insalubres nos bancos e o alto índice de adoecimento na categoria bancária. O debate é iniciativa da Contraf-CUT a partir de requerimento da senadora Augusta Brito (PT/CE).

“Dentro das agências envidraçadas, com layout bem cuidado, os bancários vivem dramas cotidianos. Os dados disponíveis, mesmo com a notória sub notificação no Brasil, são alarmantes e se sobrepõem à média das demais categorias”, descreve a senadora na justificativa do requerimento.

O documento aponta ainda que, “apesar de representar 1% do emprego formal no País, a categoria bancária representa 24% dos afastamentos acidentários por doenças mentais e comportamentais. Em 2012, por exemplo, esse percentual era de apenas 12%. Nos últimos 5 anos o número de afastamentos nos bancos aumentou 26,2%, enquanto no geral a variação foi de 15,4%; ou seja, entre os bancários a variação foi 1,7 vezes maior do que a média dos outros setores”.

É uma realidade bem conhecida dos bancários no dia a dia que precisa ser amplamente debatida e exposta à sociedade. “É fundamental falar sobre o assunto. Com um ambiente de trabalho ruim, insalubre, marcado por metas excessivas, casos de assédios e fechamento de agências, sofre o bancário e sofre também a sociedade, pois os afastamentos trazem consequências imediatas no atendimento”, aponta o presidente do Sindicato.

Além dos diretores do nosso Sindicato participam do encontro representantes da Contraf-CUT, do Ministério do Trabalho e Emprego; Ministério Público do Trabalho; Previdência Social (INSS); SUS; Fundacentro e Fenaban.

Confira vídeo do presidente do Sindicato, Gheorge Vitti:

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS